6 dicas para diminuir a ansiedade no trabalho

Enviado por | 22 de maio de 2013 | Dicas

Pressão por resultados positivos, exigência crescente de alto padrão de qualidade em atendimento, produtos e serviços, agilidade nas tomadas de decisão, expectativa de vida útil das pessoas aumentando, mudanças nas leis de aposentadoria e principalmente a velocidade da obsolescência da tecnologia e do conhecimento em todas as áreas, são alguns dos desafios encontrados nos dias atuais, entre outros.. Tudo isso gera a ansiedade, que é um sentimento de apreensão desagradável que precede momentos de perigo real ou imaginário. Em excesso, esse sentimento pode trazer malefícios – como estresse – e até atrapalhar a capacidade intelectual e produtiva do indivíduo. Para que isto não aconteça, siga as dicas:

1) ‘Defina prioridades de acordo com o momento de carreira‘, diz João Mendes, consultor da Vicky Bloch e Associados.homem estressado no trabalho

2) Selecione suas fontes de informação. Avalie criticamente publicações, sites e blogs que lê e fique com aqueles que são indispensáveis. Faça o mesmo nas redes sociais. ‘Seguir centenas de pessoas no Twitter é contraproducente’, diz o consultor Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo.

3)Crie uma rotina para absorver essas informações. Estabeleça um período máximo de tempo para fazer a leitura dessas fontes. ‘Não é necessário mais do que uma hora por dia’, afirma Christian.

4) Seja rigoroso nas decisões de como usar seu tempo. Escolhas certas aumentam a convicção e diminuem a angústia de ter perdido alguma coisa. Antes de se inscrever em um curso de atualização, avalie se ele, efetivamente, fortalece algum ponto fraco do seu currículo.

5) Defina horários para acessar e responder e-mails. Evite fazer isso nos momentos reservados à sua família. Estabeleça limites para ligações de trabalho. Após um determinado horário, não atenda ao telefone fixo nem ao celular.

6) Aprenda a não se comparar a todo instante, pois é um fator de angústia, que se tornou mais comum com as redes sociais.

Tags: , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.